Essa é uma dúvida de todos os pacientes que querem fazer a cirurgia bariátrica, mas o que eu sempre digo é que não existe uma técnica melhor que a outra e sim a ideal para cada caso.
Para você entender, vou explicar um pouco de cada uma delas, mas atenção, isso não significa que já está decidido qual o procedimento para o seu caso. Para isso, é preciso passar por uma consulta com o médico gastroenterologista, que após uma avaliação completa, definirá qual a cirurgia que vai ser eficaz para você.
Você precisa de cirurgia?
Não é todo paciente que precisa e deve passar por uma cirurgia bariátrica. Para saber, é preciso conhecer o Índice de Massa Corporal (IMC) e se há doenças associadas.
Pacientes que preencham os critérios para cirurgia bariátrica são aqueles que têm obesidade estável, falha no tratamento clínico, ou seja, mais de cinco anos em tratamento e não consegue perder peso, e IMC entre 35 e 40 com doenças associadas, ou IMC maior que 40.
Sleeve
Essa cirurgia mantém a ligação natural do estômago com o intestino, mas remove parte do estômago, deixando-o menor.
O estômago é transformado em um tubo com 80 a 100 ml de volume, e o paciente deixa de produzir a substância grelina, responsável pela estimulação do apetite. A perda de peso é de cerca de 40%.
Vantagens da Sleeve
- Absorção de determinados nutrientes permanece íntegra;
- Pode ser feita a avaliação endoscópica de todo o estômago e trato digestivo alto após a cirurgia;
- Emagrecimento gradual;
- Se necessário, pode ser futuramente transformada em bypass gástrico.
Bypass
O Bypass gástrico é um tipo de cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago e faz um desvio no trânsito intestinal na primeira porção do intestino, o que aumenta a sensação de saciedade. Consideramos duas cirurgias em uma.
É uma técnica moderna, indicada para pacientes com IMC acima de 35 kg/m², com sérios problemas de saúde.
A perda de peso é alta e, no primeiro ano pode ter uma perda entre 60% a 80% do excesso de peso.
Vantagens do Bypass
- Pacientes que sofrem com comorbidades se beneficiam com essa técnica, que é importante para o tratamento e remissão do diabetes do tipo 2.
- Traz resultados positivos para quem sofre com refluxo gastroesofágico.
- É possível reverter o procedimento.
Como decidir?
É vital fazer uma bateria de exames criteriosa, que irá para avaliar como está a saúde do paciente, o estágio das doenças associadas, o IMC e o objetivo do paciente.
Além disso, caso tenha alguma doença descompassada, é preciso controlar previamente para garantir a integridade do paciente e o melhor resultado da cirurgia.
Com os exames em mãos, o cirurgião explica ao paciente quais os benefícios de cada técnica para definir como será feita a cirurgia.
Quer emagrecer e não consegue?
Entre em contato e marque uma consulta
Atendo na Clínica Salute, na rua Ignácio Alexandre Nasralla 7-40, em Bauru. Telefone/whats (14) 3243-7402.
Eu realizo a cirurgia de Bypass Gástrico e a Sleeve no Hospital da Unimed, em Bauru, com a técnica robótica, que proporciona mais segurança e recuperação rápida ao paciente.
Siga-me no Instagram