Endometriose intestinal e os tipos de cirurgia!

A endometriose intestinal é diagnosticada quando as células do endométrio, que é um tecido que reveste a parte interna do útero, crescem e atingem o intestino.

 

Quando a mulher sofre com a endometriose intestinal apresenta sintomas como alteração dos hábitos intestinais, cólica e dor abdominal intensa, dor para evacuar durante o período menstrual, diarreia e, em alguns casos, a constipação e a sensação de evacuação incompleta.

 

A mulher com endometriose intestinal também pode apresentar sangramento pelas fezes durante o período menstrual. E esse é um sintoma que você procure um médico com urgência, pois indica que a doença pode estar bastante avançada e será preciso intervenção cirúrgica.

 

Endometriose intestinal superficial

A endometriose intestinal é superficial quando o endométrio atinge o lado externo do intestino. Porém, quando a mulher não é tratada corretamente, o endométrio penetra na parede interna do intestino e também em outros órgãos pélvicos, e neste momento é classificada como endometriose profunda.

 

O diagnóstico

Diante das queixas da paciente, o ginecologista a encaminha para uma consulta com o gastroenterologista, que solicita exames de imagem específicos para definir a causa do problema.


Entre os exames, a mulher precisa fazer ultrassom transvaginal com preparo, tomografia computadorizada e, como exames complementares, ressonância de pelve e videolaparoscopia.

 

O resultado é importante para descartar outras doenças intestinais que têm sintomas semelhantes, como a síndrome do intestino irritável (SII), apendicite e doença de Crohn.

 

O tratamento cirúrgico

A cirurgia é indicada nos casos mais graves, nos quais o tratamento medicamentoso não reduz os sintomas.
O procedimento tem como objetivo retirar o tecido endometrial que invadiu o intestino, e para isso o médico gastroenterologista pode realizar, de acordo com o caso, três tipos de cirurgia.

 

Shaving – Nos casos de endometriose intestinal superficial. O médico faz uma raspagem para retirar todo o tecido endometrial.

 

Grampeamento discoide – Quando a paciente apresenta endometriose intestinal profunda com uma lesão pequena, é feita a técnica de ressecção discoide, com grampeador cirúrgico.

 

Retossigmoidectomia – Quando a lesão é extensa e atinge o reto e do cólon sigmoide, que são as partes finais do intestino, o médico faz o ressecção do órgão afetado e uma nova emenda com o intestino.

 

Videolaparoscopia e cirurgia robótica

Todas as técnicas cirúrgicas são realizadas por mim por meio de videolaparoscopia ou cirurgia robótica, procedimentos que têm recuperação mais rápida, com menos intercorrências.

 

Procure ajuda médica!

Se você sente dores abdominais e apresenta os sintomas citados neste texto, procure um médico gastroenterologista, que indicará o melhor tratamento.

 

Se precisar de ajuda, entre em contato e marque uma consulta.
Atendo na Clínica Salute, na rua Ignácio Alexandre Nasralla 7-40, em Bauru. Telefone/whats (14) 3243-7402.

 

Siga-me no Instagram
https://www.instagram.com/dr.robertodagher

Rolar para cima