O tratamento cirúrgico é indicado quando há obstrução intestinal, quando a qualidade de vida da paciente está muito prejudicada, quando a dor é intensa, há interrupção do ciclo menstrual e infertilidade.

Endometriose intestinal – quando é hora de recorrer à cirurgia?

Cerca de 10% da população feminina brasileira tem ou terá endometriose, uma doença que se caracteriza pelo crescimento do tecido endometrial para fora da cavidade uterina e causa uma série de problemas à saúde da mulher, entre eles, obstrução das trompas, das vias urinárias e até do intestino, a endometriose intestinal.

 

Endometriose intestinal

Até 30% das mulheres com endometriose apresentam endometriose profunda, com focos no intestino grosso.
A doença causa alteração dos hábitos intestinais e dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.

 

Endometriose intestinal – sintomas e diagnóstico

Dor abdominal, constipação ou diarreia, sensação de pressão ao evacuar e sangue nas fezes, especialmente durante a menstruação são sinais de que a endometriose chegou ao intestino.

O diagnóstico é feito a partir das queixas da mulher, durante consulta com o médico cirurgião e com a realização de exames de imagem, como a ressonância magnética e a videolaparoscopia. Por meio desses exames é possível identificar se o tecido endometrial atingiu o intestino e outros órgãos.


Quando o tratamento é cirúrgico?

É importante que a mulher procure um médico o quanto antes para identificar a doença e iniciar o tratamento.

O tratamento cirúrgico é indicado quando há obstrução intestinal, quando a qualidade de vida da paciente está muito prejudicada, quando a dor é intensa, há interrupção do ciclo menstrual e infertilidade.

Quando as lesões são superficiais, os focos da endometriose são removidos do intestino, sem a necessidade de retirar parte do órgão.

Em casos mais graves, é necessário fazer a anastomose, quando o médico retira a parte do intestino afetada e religa as partes do intestino que não foram afetadas.

As cirurgias são realizadas por videolaparoscopia ou robótica, métodos menos agressivos e extremamente eficazes, que diminuem o tempo de internação e favorecem a recuperação total da paciente.

A endometriose pode se tornar séria se não for tratada de forma precoce. Por isso, se você tiver qualquer um dos sintomas citados, procure um médico de confiança. Dessa força, você diminui os riscos de complicações.⠀

 

Entre em contato e marque uma consulta

Atendo na Clínica Salute, na rua Ignácio Alexandre Nasralla 7-40, em Bauru. Telefone/whats (14) 3243-7402.

Siga-me no Instagram
https://www.instagram.com/dr.robertodagher

Rolar para cima